Teatro, cinema, passeata e colônia de férias retratam diversidade da IV Semana da Saúde

Publicado em Diversos - 29 de julho de 2010

Nem só de oficinas viveu a IV Semana da Saúde, durante o Festival de Inverno da UFMG. Foram utilizados os mais diversos mecanismos para apresentar os temas ligados à saúde de uma forma diferente.

Um grupo de estudantes do PET-Saúde, por exemplo, arrancou muitas gargalhadas de crianças e adultos. Coordenado por Delba Fonseca Soares e Lorena Ulhoa, professoras de farmácia da UFVJM, o grupo organiza o projeto Expressão e Saúde, que apresenta peças teatrais educativas. Na Semana da Saúde, os estudantes levaram a uma platéia de mais ou menos 80 pessoas por dia uma história com personagens de fábulas famosas. “Utilizamos figuras como Branca de Neve e Rapunzel para discutir questões como pré-natal, aleitamento, uso de anabolizantes, diabete e hipertensão, malefícios do cigarro, entre outros”, contam Tamiris Duarte, estudante de Fisioterapia, e Maysa Mendes, estudante de Farmácia.

A Colônia de Férias também agitou a criançada. Inicialmente prevista para 100 crianças, a alta procura levou os organizadores da Colônia de Férias da Semana da Saúde a aumentar mais 20 vagas.  Sob coordenação do professor Hilton Serejo, da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), o objetivo da colônia era levar crianças de 7 a 11 anos a vivenciar e experimentar práticas corporais vinculadas à cultura lúdica infantil, sobretudo aquelas identificadas como jogos, brinquedos e brincadeiras. “Estamos trabalhando seis conteúdos culturais de lazer: artístico, social, intelectual, físico-esportivo, manual e turístico. Consideramos que o brincar é essencial na formação infantil”, diz Hilton Serejo.

No primeiro dia de Colônia de Férias, no Campus I da UFVJM, as crianças realizaram atividades direcionadas pela equipe do professor, formada por alunas de Educação Física da UFVJM e da UFMG. No segundo dia, elas foram levadas a um clube, onde tiveram uma tarde mais livre, podendo fazer o que quisessem. “Teve criança que ficou o tempo todo na piscina. Temos que entender que elas também são produtoras de lazer e têm capacidade de escolha”, explicou o coordenador. No terceiro e último dia ocorreu uma gincana, novamente no Campus I da UFVJM.

Também voltada para o público infantil, a oficina Ginástica e dança foi incorporada entre as atividades da Colônia de Férias. Antes programada para ocorrer na durante três dias na parte da manhã, a oficina, coordenada pelo também professor da UFVJM José Rafael Madureira, aconteceu diluída entre as atividades dos dois primeiros dias da Colônia de Férias.

Em marcha contra a Dengue e a Influenza

Ontem também aconteceu a passeata Dengue e Influenza, cujo objetivo era conscientizar e alertar a população para a necessidade do envolvimento de todos na prevenção a essas duas doenças. Mais de 300 pessoas, acompanhadas pela banda do 3º batalhão da Polícia Militar, saíram do Largo Dom João em direção ao Mercado Municipal, onde uma barraquinha equipada com microscópios e amostras de larva e do mosquito Aedes aegypt convidava o público a conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Faixas, cartazes, bonés, apitos e a distribuição de panfletos informativos criaram o cenário da passeata. “É uma atividade que realizamos anualmente no Festival de Inverno. A novidade desse ano foi a inclusão de informações sobre a Influenza, devido a essa preocupação de momento. Creio que o alerta foi dado. Felizmente, não temos caso confirmado de dengue em Diamantina, mas temos o mosquito e, por isso, é preciso atenção”, diz Antônio Boaventura Brandão, coordenador da passeata e servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Saúde através da tela

A última atividade da Semana da Saúde teve início às 17h de ontem. Foi a exibição do documentário Janela da Alma. O filme apresenta depoimentos de cegos famosos sobre as várias formas de ver. Como as demais sessões, ocorreu um bate-papo conduzido por Itamar Tathuy, professor da Faculdade de Medicina da UFMG que organizou a programação cinematográfica da Semana. A conversa sobre o filme de Janela da Alma também contou com a presença de José Américo Ribeiro, coordenador de artes audiovisuais do Festival de Inverno.

Outros dois filmes foram exibidos e comentados durante o evento. No dia 26, o público assistiu Segunda-feira ao sol que demonstra o impacto do drama do desemprego na saúde física e mental dos indivíduos. Dia 27, foi a vez de Escafandro e a Borboleta, onde um derrame cerebral altera por completo a vida de um editor de revista. Neste filme, além do professor Itamar Tathuy, o coordenador-geral do Festival de Inverno Fabrício Fernandino marcou presença e fez algumas considerações.

A Semana é organizada pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da UFMG, pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela UFVJM.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br