O setor de Tecnologia da Informação (TI) do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG preparou orientações para evitar tentativas de phishing e outras práticas de segurança da informação para o trabalho em contexto remoto.
Confira:
- Mantenha o antivírus e os programas do computador sempre atualizados, pois as atualizações tem por finalidade corrigir vulnerabilidades;
- Evite uso de senhas fracas, como datas de aniversário ou nomes próprios. Utilize combinações de letras, números e caracteres especiais para criar uma senha forte que seja difícil para alguém saber;
- Desconfie sempre de emails não solicitados. Antes de abrir qualquer mensagem de origem desconhecida, pergunte-se: “Estou aguardando alguma mensagem deste remetente?”
- Nunca clique em links de origem duvidosa. Uma das maneiras mais comuns utilizadas pelos cibercriminosos para infectar seu computador é através do uso de mensagens se passando por bancos/instituições, enviando falsas instruções para alteração de senha. Há situações em que as mensagens são tão elaboradas que podem gerar dúvidas até nos usuários mais avançados.
- Não façam downloads de arquivos suspeitos. Procure sempre verificar os links de download de arquivos. Sempre dê preferência às fontes oficiais.
- Verifique os remetentes: uma prática conhecida e utilizada por hackers para confundir o usuário consiste em adotar nomes de remetentes de serviços que se pareçam a empresas conhecidas. Devemos sempre nos atentar ao remetente, pode haver uma letra que o diferencie de uma empresa, induzindo o usuário ao erro de aceitar aquela mensagem como se fosse verídica.
- Não solicitamos alteração de senhas ou atualização de contas por e-mail.
- Sempre que houver dúvidas, entre em em contato com nosso suporte de TI através do e-mail suporte@nescon.medicina.ufmg.br