UFMG avalia monografias defendidas em seus cursos de especialização

Publicado em Notícias - 27 de setembro de 2010

normalizacaoA Câmara de Pós-Graduação da UFMG está realizando um trabalho sistemático de acompanhamento e avaliação das suas especializações, com o objetivo de conhecer o perfil das monografias desenvolvidas. Segundo um ofício enviado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação às coordenações dos cursos, o acompanhamento parte do pressuposto de que a qualidade de uma especialização pode ser medida pela qualidade das monografias defendidas.

Num primeiro momento, foram selecionadas aleatoriamente 21 especializações de diferentes áreas de conhecimento e analisadas 43 monografias. O diagnóstico foi positivo. A maioria das monografias foi considerada de boa qualidade e bem contextualizada.

Sugestão de livro
A análise verificou que um número pequeno de trabalhos não preencheu todos os critérios desejáveis de qualidade. Diante da situação, a Câmara de Pós-Graduação solicita que as coordenações dos cursos dêem especial atenção no acompanhamento do desenvolvimento das monografias.

Em alguns cursos, a estrutura das monografias precisa ser trabalhada, de forma que elas se adéquem aos padrões de regras científicas e contenham todos os elementos básicos, tais como: capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Para superar estas dificuldades, a Câmera de Pós-Graduação sugere que as especializações trabalhem com o livro Manual para Normatização de Publicações Técnico-Científicas, das autoras Júnia Lessa França e Ana Cristina de Vasconcelos, publicado pela Editora da UFMG.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br