UFMG compartilha experiências com Universidade do Estado da Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Coari

Publicado em Diversos - 26 de Janeiro de 2011

Durante esta semana,  as pesquisadoras do Nescon  Maria Rizoneide Negreiros de Araújo e Maria José Cabral Grillo, participaram de reunião  na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  Acompanhadas pelo prof. Cleinaldo Costa, diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde, o objetivo da visita foi conhecer o setor de telessaúde e telemedicina, além de buscar integração entre as instituições, fomentando a troca de experiências  interinstitucionais.

Após o encontro, as pesquisadoras participaram de uma visita de trabalho, a convite da Secretaria Municipal de Saúde do município de Coari, quinta maior cidade do Amazonas. Entre os assuntos discutidos a atenção básica de qualidade com foco nas necessidades do município, além da experiência da UFMG em capacitação de profissionais que atuam na estratégia  de Saúde da Família.

UFMG: pioneirismo na formação
A UFMG é uma das instituições pioneiras na capacitação de profissionais de saúde no Brasil. Uma das principais iniciativas da Universidade tem relação direta com a Estratégia de Saúde da Família. O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF),  dirigido a médicos, dentistas, enfermeiros e profissionais de educação física Trata-se de uma pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, com tutoria local  além de suporte técnico e científico  em polos de apoio a educação.

Atualmente os polos funcionam em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Santa Luzia, Teófilo Otoni e Uberaba e são estudadas possibilidades de ampliação para outras cidades brasileiras.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br