UFMG intensifica cooperação internacional em saúde

Publicado em Notícias - 11 de Março de 2008

Elaborar ações no âmbito do sistema de saúde, criar condições para o uso de informações e de ferramentas e auxiliar os gestores no planejamento da força de trabalho em Atenção Primária são os principais objetivos da Oficina de Cooperação Internacional Brasil – Canadá – Jamaica. A oficina acontece nos dias 13 e 14 de março, de 8 às 17h,  no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.  O evento é parte do Projeto de Desenvolvimento de Saúde Sustentável e Equânime nas Américas, através de abordagens inovadoras de planejamento de Recursos Humanos baseada nas necessidades da comunidade.

Segundo o pesquisador  do Nescon, Rapahel Aguiar, um dos coordenadores do projeto nacional, o encontro busca promover o intercâmbio de experiências nacionais e internacionais de estratégias e políticas de recursos humanos. “É uma oficina de preparação para o projeto de planejamento de Força de Trabalho em Atenção Primária que esteja de acordo com as necessidades da comunidade, inclusive por isso convidamos representantes de sindicatos e de instituições de vários setores da saúde”, destacou.

A oficina contará com a participação de pesquisadores, gestores e representantes de profissionais ligadas às áreas de planejamento, recursos humanos e Atenção Primária. Também participam membros da Universidade Dalhousie (Canadá) do Consórcio Internacional de Recursos Humanos e representantes do Ministério da Saúde da Jamaica para troca de experiências e cooperação internacional.

O projeto, que envolve a UFMG (Nescon), é fruto de uma parceria entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e os Ministérios da Saúde do Brasil (Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde – SGTES), com os ministérios do Canadá e Jamaica. É apoiado pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Os membros do Consórcio Internacional de recursos humanos incluem a Opas/OMS, Health Canadá, Universidade Dalhousie, Medemerg of Canadá e os Ministérios da Saúde do Brasil, Peru e Jamaica.

Recursos humanos em saúde
A importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde é internacionalmente reconhecida. Os profissionais nas diferentes áreas desempenham papel central em qualquer parte do mundo para garantir o direito à saúde, o acesso universal e um cuidado de qualidade. Entretanto ainda há problemas relacionados à falta de profissionais e de capacitação, condições inadequadas de trabalho, além de estratégias equivocadas de gestão de recursos humanos frente às realidades dos serviços e demandas da população. Na tentativa de minimizar esse quadro, gestores, pesquisadores e representantes de categorias profissionais ligados à saúde se organizam na busca de uma ação conjunta para os países da Região das Américas.

Em 2005 a OPAS, o Ministério de Saúde do Canadá e o Ministério da Saúde e Cuidados Prolongados da Província de Ontário organizaram a VII Reunião Regional dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, em Toronto, para definir orientações estratégicas e enfrentar os desafios dos recursos humanos.

A finalidade da Reunião foi construir um acordo entre os países das Américas além da elaboração de planos nacionais que permitisse a esses países alcançar seus objetivos de desenvolvimento de recursos humanos e superar os desafios mais urgentes durante dez anos – a Década dos Recursos Humanos em Saúde (2006-2015).

A oficina de cooperação internacional é uma forma de dar continuidade à estratégia e promover outras articulações.

Veja a programação

Comunicação Nescon