UFMG mostra ações em telessaúde a gestores de projeto internacional

Publicado em Notícias - 25 de Fevereiro de 2008

Começou hoje e vai até 28 de fevereiro, a visita de altos gestores do Projeto EUROsociAL à UFMG. A iniciativa há três anos tem proporcionado troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre as administrações públicas e instituições no Brasil, América Latina e Europa.

Participaram da abertura, que começou às 9 horas no Hospital das Clínicas da UFMG, Dr. Francisco Eduardo de Campos (foto centro) Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETES/MS), além de representantes da UFMG e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, apresentando diretrizes de Telessaúde no Brasil, no Estado e no município, além de relatos de experiências bem sucedidas.

Na parte da tarde foi apresentado o Programa Nacional de Telessaúde e a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que apóia o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários e integra projetos entre as instituições participantes.

Amanhã a programação segue com relato de experiências dos Núcleos do Programa Nacional de Telessaúde, via videoconferência, na parte da tarde será feita uma visita ao município de Moeda, a 38 km de Belo Horizonte. Na visita, os profissionais de saúde do município demonstram o uso das tecnologias do Telessaúde.

Durante os quatro dias, gestores de oito países latino-americanos e dois coordenadores europeus do Projeto EUROsociAL conhecem as experiências brasileiras de aplicação da telessaúde visando a melhoria da qualidade de vida da população com foco na aplicação social.

A UFMG vai demonstrar três projetos realizados em parceria com os governos federal, estadual e municipal: o Programa Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde, o Projeto Minas Telecardio, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Projeto BHTelessaúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. No dia 29 de fevereiro, a visita será na Universidade de São Paulo.

Projeto EUROsociAL
O EUROsociAL iniciou em 2005 e está previsto para ser finalizado em 2009. Dele participam 13 países: Itália, França, Espanha, México, Panamá, Costa Rica, Equador, Colômbia, Paraguai, Chile, Argentina, Bolívia e Brasil. Os países podem ser transferentes de conhecimentos (Brasil, França, Espanha, Itália, México) ou receptores (México, Panamá, Costa Rica, Equador, Colômbia, Paraguai, Chile, Argentina e Bolívia).

Como país transferente, o Brasil oferece a visita aos países receptores para demonstrar suas atividades na aplicação de tecnologia na Atenção Primária à Saúde. Por sua experiência na área, a UFMG sedia o evento. O projeto é composto por cinco áreas de atuação do Projeto EUROsociAL: justiça, educação, fiscalidade, emprego e saúde.

A UFMG participa das ações que envolvem o último tema, por meio da participação, neste intercâmbio, da Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia e Hospital das Clínicas da UFMG. Fora do Brasil e ainda na temática “saúde” participa também o Centro Hospitalar Universitário de Rouen, na França.

Comunicação Nescon com Hospital das Clínicas
Crédito da foto: Arthur Fernandes