Programa Ágora inicia capacitação de mais 400 profissionais de saúde

Publicado em Notícias - 17 de setembro de 2008

No próximo sábado, 20, a partir das 9 horas, os quatrocentos profissionais atuantes dentro da estratégia de saúde da família de vários municípios do Estado participam da aula-inaugural da segunda turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF).

Pós-graduação lato sensu, o curso é certificado pela UFMG, e oferece suporte técnico e científico a distância e tutoria local (cidades-pólo) e a distância (coordenação central no Nescon).

Os profissionais foram selecionados dentro de um universo de cerca de 1000 cirurgiões dentistas, enfermeiros e médicos, integrantes de equipes de saúde da família.

O encontro presencial acontecerá em Belo Horizonte e nos oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior instalados em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Participam membros da equipe da coordenação do curso, além de tutores locais e alguns tutores a distância.

A palestra de abertura da turma de BH será ministrada pelo secretário municipal de saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda Magalhães Júnior. Confira aqui os locais do encontro.

A coordenadora do CEABSF, Mara Vasconcelos, percebe o curso como um apoio fundamental na qualificação da atenção primária e da própria qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A expectativa é que os alunos, todos profissionais de saúde, entrem num processo de educação permanente e que o curso seja um elemento transformador do processo de trabalho e provoque mudanças nas práticas para melhorar a atenção a saúde dos usuários que buscam pelos serviços”, destacou.

Vasconcelos revelou ainda a possibilidade de abertura de edital, com oferta de outras 400 vagas em meados do primeiro semestre de 2009. “A procura pelo curso é uma realidade por isso a coordenação do Programa analisa a reoferta e sugere aos alunos que acompanhem as notícias pelo site do Programa Ágora“, afirma.

Segundo o professor Edison Corrêa, coordenador institucional do Ágora, atualmente há mais de 75 mil profissionais de saúde, entre médicos, dentistas e enfermeiros, vinculados a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Desse contingente, estima-se que no máximo 15% tem algum tipo de especialização.

“Esse universo de aproximadamente 85% é uma demanda que o País tem para formação imediata. Com a expansão que está ocorrendo na ESF, em breve teremos mais de 80 mil profissionais para serem capacitados”, afirma Corrêa.

O CEABSF

Ainda segundo o professor Edison, “apesar de cursos semelhantes já serem realizados em outros lugares do país, a experiência em Minas Gerais é pioneira por utilizar educação a distância e por trabalhar com formação em larga escala, alcançando maior número de alunos”.

Desenvolvido pelo Nescon, Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Programa Ágora, o CEABSF é oferecido gratuitamente, pois é financiado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação/Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na primeira turma, de fevereiro de 2008, foram oferecidas 400 vagas, e outras  400, neste semestre.

(31) 3409-9673 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br