UFMG realiza convenção online sobre recursos humanos em saúde

Publicado em Diversos - 10 de setembro de 2010

A Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado em Saúde (EPSM) do Nescon abriu hoje a Convenção Online sobre Recursos Humanos em Saúde, que tem como tema a Escassez e Fixação de Profissionais de Saúde em Áreas Remotas e Desassistidas. A abertura contou com a participação de Francisco Campos, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS); de Félix Rigoli, Gerente da Área de Sistemas de Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS – Brasil); e de Jorge Solla, Secretário de Estado da Saúde da Bahia (SESAB).

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGETES/MS), vai até 20 de setembro. Participam gestores municipais de saúde, trabalhadores do setor, pesquisadores e especialistas no tema, autoridades governamentais, entidades profissionais e demais interessados.

A Convenção Online é um espaço para a discussão pública, no qual são identificados os problemas relacionados à escassez de profissionais de saúde e seus determinantes, bem como as estratégias para o seu enfrentamento.

Trata-se de uma convenção virtual, realizada a distância (via internet), na qual os participantes podem acompanhar e participar de discussões temáticas, durante um período de 10 dias, no tempo que desejarem, por meio de mensagens postadas em uma plataforma web especialmente construída para esse propósito.

Os diálogos online são coordenados e orientados por moderadores, seguindo uma agenda pré-definida, na qual cada tema será desdobrado em tópicos e tratado por painelistas em dias específicos.

Pelo Nescon, participarão ainda: o coordenador Edison José Correa, no painel Experiências brasileiras com estruturas/estratégias dedicadas à interiorização e fixação de profissionais de saúde; o pesquisador Sábado Nicolau Girardi, no painel Problemas com a distribuição de profissionais de saúde no território nacional; e a pesquisadora Cristiana Leite Carvalho, no painel Proposições legislativas.

Durante o período da convenção, será disponibilizada uma biblioteca virtual, síntese das discussões. Depois disso, os participantes receberão um certificado e o relatório final contendo o resumo de todas as discussões, bem como recomendações para o desenvolvimento de políticas e estratégias de superação do problema da escassez de profissionais de saúde em áreas remotas e vulneráveis.

Para garantir a participação, é necessário que se faça inscrição, preenchendo o cadastro online, que permitirá o acesso gratuito à plataforma da convenção durante os dias de realização da convenção. Mais informações e inscrições no site http://epsm.nescon.medicina.ufmg.br/convencao.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br