UFMG recebe mais 400 alunos da especialização em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 31 de julho de 2009

foto-encontro1No próximo sábado, a partir das 8 horas,  mais 400 profissionais atuantes na estratégia de saúde da família de vários municípios de MG, participam da aula-inaugural da terceira turma do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). A programação, que acontece durante todo o dia, inclui apresentação do CEABSF, estrutura geral, regulamento e ainda debate e atividades de integração entre os alunos e tutores.

Os profissionais foram selecionados num universo de mais de 1.500 cirurgiões dentistas, enfermeiros (as) e médicos (as), integrantes de equipes de saúde da família.

O encontro presencial acontecerá em Belo Horizonte e nos oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior em Araçuaí, encontro21 Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Também participam do encontro  membros da equipe da coordenação do curso, tutores locais,  tutores a distância, coordenadores do pólos e autoridades municipais.

Para Edison Corrêa, coordenador institucional do Programa Ágora, responsável pelo CEABSF, “a expectativa é que os alunos, todos profissionais de saúde, entrem num processo de educação permanente e que o curso estimule mudanças nas práticas profissionais”, destacou.

Corrêa revelou ainda que a procura pelo curso é uma realidade, por isso já estão avançadas as negociações para reoferta de outras 400 vagas já no primeiro semestre de 2010.

O CEABSF

Desenvolvido pelo Nescon, por meio do Programa Ágora, o CEABSF é uma pós-graduação lato sensu certificada pela UFMG. Oferece suporte técnico e científico a distância e tutoria local (cidades-pólo) e a distância (coordenação central no Nescon). O curso é  gratuito ao aluno pois é financiado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação/Universidade Aberta do Brasil (UAB),  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Universidade Aberta do SUS (UNASUS).  Atualmente 1.200 alunos estão em processo de capacitação.

Fotos: Arquivo Nescon
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br