Documento publicado no site da UNA-SUS visa orientar a Rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação e manejo de casos suspeitos de infecção pela doença.
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em ação conjunta com o Ministério da Saúde, publicou em sua página especial sobre Covid-19, o Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). O protocolo visa atualizar e orientar profissionais e gestores dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na identificação, notificação e manejo clínico e laboratorial de casos suspeitos ou confirmados de infecção da doença.
Entre os objetivos específicos, o manual lista a atualização do SUS com referências técnicas e científicas nacionais e internacionais; a prevenção da infecção dos profissionais do SUS ─ e, por consequência, seus contatos próximos ─ pela doença; e evitar que casos conhecidos de Covid-19 evoluam a óbito.
O documento apresenta as definições de casos suspeitos para Covid-19, com os sintomas frequentes e eventuais. Além disso, traz também informações detalhadas sobre diagnósticos clínicos e laboratoriais, e orientações sobre o trato de casos suspeitos ou confirmados na Atenção Básica à Saúde.
Há ainda seções que tratam da prevenção de complicações clínicas e os equipamentos de proteção individuais (EPIs) recomendados aos profissionais da saúde.
Para ler o documento na íntegra, clique aqui.