UNA-SUS/UFCSPA abre inscrições para novo módulo de Atenção Domiciliar

Publicado em Diversos - 8 de Janeiro de 2015

A Universidade Aberta do SUS, por meio da Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA), abriu as inscrições novo módulo do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância nessa segunda-feira (05/01). O curso será iniciado no dia 15 de janeiro. As inscrições podem ser realizadas pelo site:https://moodleunasus.ufcspa.edu.br/.

O módulo Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar tem como público-alvo médicos clínicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde, especialmente os atuantes na gestão da Atenção Domiciliar na Atenção Primária em Saúde e nos Serviços de Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa. A carga horária de 30 horas.

O módulo tem como objetivo capacitar os profissionais a conhecerem as diferentes fases do enfrentamento às doenças; a conhecer e utilizar a Abordagem Centrada na Pessoa como ferramenta de sistematização do cuidado domiciliar e a elaborar um plano multiprofissional de assistência domiciliar centrado na pessoa.

O Gestão do Cuidado faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar, uma parceria entre a Coordenação-geral de Atenção Domiciliar – CGAD/DAB/SAS/MS com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ).

Resumo do programa

O módulo é dividido em seis unidades:

Unidade 1 – A Gestão da Clínica na Assistência Domiciliar;

Unidade 2 – Entrevista com Leonardo Boff;

Unidade 3 – Competências Profissionais da Assistência Domiciliar;

Unidade 4 – Abordagem centrada na pessoa como ferramenta de Gestão do Cuidado na Assistência Domiciliar;

Unidade 5 – Entrevista de Família no Cuidado Domiciliar;

Unidade 6 – Clínica Ampliada.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFCSPA