A Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC), participante da Rede UNA-SUS, disponibilizou uma ferramenta para facilitar a produção e edição de Trabalhos de Conclusão de Curso de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A iniciativa beneficia tanto alunos como orientadores, pois dinamiza o processo de correção e troca de informações. Ao total, mais de 4 mil estudantes já utilizam a ferramenta, desde junho.
O acesso ao sistema é via plataforma Moodle – software livre, de apoio à aprendizagem – e para cada seção do TCC, é criada uma caixa de edição de texto que permite a interação entre aluno e orientador, com postagem do conteúdo pelo autor do trabalho e o envio de comentários, edição e aprovação ou não da seção por parte do professor.
Idealizada entre 2012 e 2015, a ferramenta foi lançada em junho desse ano, após a realização da etapa de testes. Além de facilitar a produção científica da UNA-SUS/UFSC, o sistema pode ser utilizado por qualquer instituição de ensino que tiver interesse, já que os códigos são livres. “Pensamos que todo o desenvolvimento tecnológico no âmbito do Sistema UNA-SUS deve ser aberto e livre para uso de todas as entidades de ensino”, explica o professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC, Antonio Fernando Boing.
A ferramenta também possibilita o cadastro de referências de livros, capítulos de publicações, artigos, internet e legislações. Além disso, o aluno pode salvar seu trabalho como rascunho, comparar e restaurar versões e acompanhar a evolução do TCC.
Ao final, com todas as seções aprovadas pelo orientador, é gerado um documento em formato PDF com a versão final do trabalho, editado segundo as normas da ABNT, o que inclui ainda as referências bibliográficas.
Para fazer o download da ferramenta, acesse: http://projetounasus.ufsc.br/sistematcc/.
Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFSC
Arte: divulgação UNA-SUS/UFSC