Extensão universitária mobiliza universidades Latino-Americanas

Publicado em Notícias - 14 de Abril de 2008

O professor Edison Corrêa, vice-coordenador do Nescon (foto D) participou como convidado do Encuentro de Universidades Latinoamericanas, que aconteceu entre 10 e 12 de abril, em Mar del Plata, na Argentina. Ele proferiu a conferência de abertura, que teve como tema “Compromiso social universitario: sistematizacion política y gestão”. Corrêa ressaltou que a política das universidades tem de estar comprometida com as políticas governamentais em todos os níveis, para consolidar as ações de extensão assistenciais.

“A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que, articulado ao ensino e à investigação de forma indissolúvel, amplia a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade”, explicou. Na ocasião estiveram presentes aproximadamente 600 pessoas, de acordo com informações da organização do evento.

Iniciativas desenvolvidas na UFMG foram apresentadas pelas professoras Maria do Carmo Barros de Melo, do Depto. De Pediatria da UFMG e Rosália Morais Torres, da Clínica Médica. Salime Hadad e Renata Trad do projeto “BH Telessaúde – Sistema Gestão Saúde em Rede”, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, também apresentaram quatro temas livres referentes à Telessaúde.

A professora Paula Cambraia, pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, apresentou dois trabalhos. No segundo semestre deste ano, acontece em Brasília o IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e em novembro de 2009, será a vez do X Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária, no Uruguai.

Tema
Sob o tema pela construção de um maior compromisso social das universidades, representantes de 64 universidades públicas e privadas da América Latina se reuniram com o intuito de refletir e discutir o papel social das instituições de ensino superior. Entre os principais objetivos: propiciar o intercâmbio e o debate acerca das diversas iniciativas de caráter institucional vinculadas com o compromisso social das universidades e avançar em uma formalização conceitual que permita desenvolver princípios de ações comuns. A programação incluiu conferências, painéis e mesas de trabalho livre.

(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br