V Comesp debate atenção primária à saúde e conta com parceria com Nescon

Publicado em Diversos - 8 de setembro de 2010

Começou hoje o V Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública (V COMESP). Organizado pela Associação Mineira de Saúde Coletiva (AMEP), o evento conta com parceria do Nescon.  A mesa de abertura, que debateu Experiência Mundial Em Atenção Primária (APS) e o cenário nacional,  contou com a participação de Newton Lemos,  da Organização Pan-americana de Saúde e ainda  Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Secretaria de Estado de Saúde de MG. O debate foi mediado pelo Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte,  Marcelo Gouvea Teixeira.

Com auditório lotado, a mesa 2 que debateu as Redes de atenção em saúde: coordenação do cuidado,  foi coordenada pela profa.  Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, pesquisadora do Nescon e teve participação   de    Kênia Lara Silva, da Escola de Enfermagem da UFMG, Eugênio Vilaça Mendes, Janete Maria Ferreira e Sônia Gesteira de Matos, ambas da   Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.  Para Negreiros,  saúde  é questão de política pública e independe de partido, “ a não ser que seja o partido da saúde”, brincou a pesqusiadora.

A programação de hoje, que segue por toda a tarde, contará com debates e apresentações. Entre os destaques do dia, às 19h30 a Conferência Magna: Atenção Primária À Saúde: Agora Mais do que Nunca,  que será proferida  pelo  professor  da Faculdade de Medicina, César Augusto de Barros Vieira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS).

A programação, que vai  até o dia 11 de setembro,  inclui  14 mesas,  debate entre a candidata e representantes dos candidatos ao Governo de MG, promovido pelo Núcleo CEBES e AMEP, além de apresentações de trabalhos (oral e pôster) e ainda várias atividades na Tenda Paulo Freire.

Nescon no V Comesp
Celebrando a parceria entre Nescon e o V Comesp, no dia 10, às 10h30, a mesa Economia em saúde e alocação de recursos em APS terá a coordenação de Eli Iola Gurgel e exposição de Mariângela Leal Cherchiglia, ambas do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES) do Nescon. No mesmo dia, às 13h30, o mestrando em Saúde Pública da Medicina, Orozimbo Henriques Campos Neto, integrante do GPES,  apresentará  estudo desenvolvido pela equipe do GPES, a Judicialização da Saúde e as influências sobre assistência farmacêutica na Atenção Primária.  O estudo trabalha com um banco de dados construído a partir das 6.315 ações impetradas contra a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre 1999-2009, onde foram requeridos 11.349 medicamentos, entre os quais, 1.512 (13,3%), representando um total de 77 princípios ativos, fazem parte da lista de medicamentos da atenção primária do estado. Confira local da apresentação.

Encerrando a participação do Nescon no V Comesp,  no dia 11, às 10h30,  será debatido  Ensino e reflexões em saúde coletiva, que contará  com a participação do prof.  Edison Corrêa, coordenador em exercício do Nescon. Na ocasião ele debaterá a iniciativa de capacitação em larga escala de profissionais da Saúde da Família, o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), que conta atualmente com mais de 1.400 alunos em processo de qualificação.  Desta mesa também participam a doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina UFMG, Liliane de Lourdes Teixeira Silva,  Celina Maria Modena,  da  Fiocruz e  Rubensmidt Ramos Riani,  Coordenador do Canal Saúde da  Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Eixo temático
A escolha do eixo temático desta edição do Comesp remonta ao relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2008, no qual foi enfatizado que os países adotem cuidados primários de saúde em suas políticas numa tentativa de combater as desigualdade e ineficiências de saúde. À época, o documento destacou o Brasil como exemplo de iniciativas ressaltando a Estratégia de Saúde da Família e os observatórios de Recursos Humanos em Saúde.

Todas as atividades do V Comesp acontecem no Auditório do Colégio Monte Calvário – Av. do Contorno, 9384 – Barro Preto – BH e no Prédio Novo da Escola de Saúde Pública, Unidade Geraldo Campos Valadão: Rua Uberaba 780, Barro Preto.  A programação está disponível no www.vcomesp.amep.org.br. Outras informações  pelo telefone (31) 2526-3606 (de 14 às 18h) ou pelo e-mail amep@amep.org.br.

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br