VII Encontro do Ceabsf quer estimular interação, comunicação e cooperação

Publicado em Notícias - 17 de julho de 2009

Interatividade, comunicação e colaboração, esse é o tema do VII Encontro de Tutores, Apoio Pedagógico e Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf). O evento, que começou hoje, na Faculdade de Medicina da UFMG, reúne 44 tutores (presenciais e a distância), além de membros da coordenação e da equipe do Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico do curso.

Para  Edison Corrêa, coordenador institucional do Ágora, programa responsável pelo curso,  o encontro foi pensado à luz da comunicação. “É um momento de interação, de trocas em todos os sentidos pois nesse encontro as pessoas podem se relacionar olho no olho, trazendo questões que as vezes, ficam mediadas pelo ambiente virtual onde o curso acontece, além disso ainda tem o quesito cooperação, um trás uma experiência e compartilha”, ressaltou.

Durante dois dias, o grupo, que tem agenda recheada, faz uma avaliação do semestre, discute o conteúdo dos próximos módulos, informações do processo seletivo e entrada da nova turma com mais 400 alunos [início em agosto ], além da estrutura curricular, créditos, calendário letivo, Trabalho de Conclusão de Curso, normas acadêmicas e Biblioteca Virtual, entre outros assuntos.  De acordo com Corrêa, a meta é a realização de 4 encontros por ano, fomentando a discussão do planejamento e avaliação do curso.

Paralelo ao  VII Encontro, acontece a  Mostra Saúde da Família: um olhar para a Atenção Primária, uma exposição com 40 pôsteres de alunos do Ceabsf. Na ocasião foram premiados os 4 melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão não vinculada ao curso.

Outra novidade é que a coordenação do Programa Ágora,  articula com instituições parceiras, tais como a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Sgetes/MS); Universidade Aberta do SUS (Unasus); Fiocruz, universidades de São Paulo, Campinas,  Ribeirão Preto; além das federais do Mato Grosso do Sul , Pelotas e Ceará , o desenvolvimento de uma rede de cursos de especialização, além de mecanismos de intercâmbio  e compartilhamento de experiências de capacitação para saúde da família.

O grande objetivo é apoiar efetivamente o cumprimento da meta do Ministério da Saúde de capacitar o atual contingente de profissionais da saúde da família no Brasil – em torno de 80 mil trabalhadores. Veja mapas e números da Atenção Básica.

Fotos: Zirlene Lemos
(31) 3409-9790  comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br