Debater a saúde pública de maneira interdisciplinar permite que os médicos, principalmente em formação, ampliem as perspectivas sobre a atuação profissional. Pensando nisso, o Seminário em Saúde Coletiva debate, nesta sexta-feira, 12 de abril, o tema “Vulnerabilidade e saúde”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, das 10h às 12h, na sala 268, da Faculdade de Medicina.
O encontro é direcionado aos alunos matriculados na disciplina Seminário em Saúde Coletiva, mas é aberto ao público em geral. A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, Luciana de Sousa Braga, coordenadora do evento, explica que o Seminário convida acadêmicos, professores e trabalhadores para debater amplamente a saúde a partir de perspectivas diferenciadas, embasadas tanto na prática profissional quanto na vivência acadêmica.
Nesta edição, duas pesquisadoras conduzem as apresentações. A doutoranda em epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fernanda Garrides, aborda a temática” Desigualdades raciais e de gênero na mortalidade geral no ELSA – Brasil: uma abordagem insterseccional”.
Por sua vez, a mestre em Saúde Pública pela Universidade, Ana Luísa Pauferro, conversa com os participantes sobre “Vulnerabilidade social e qualidade da atenção básica nos municípios brasileiros”.
Não é necessária inscrição prévia para participar do Seminário.